Slideshow

Vídeos

You must have the Adobe Flash Player installed to view this player.
Dra. Silvana Sperandio

Dra. Silvana Sperandio

A camada mais externa da pele, a epiderme, é composta por diferentes tipos de células. Os cânceres de pele são classificados de acordo com o tipo de células epidérmicas presentes:

O câncer de pele é um aumento incontrolável de células cutâneas anormais. Se não forem verificadas, essas células cancerosas poderão se espalhar da pele para outros tecidos e órgãos.

Existem diferentes tipos de câncer de pele. O carcinoma basocelular é o tipo mais comum. O melanoma é menos comum, entretanto mais perigoso.

A pele é o órgão responsável pela cobertura do organismo e sua proteção. Dividido em camadas, compreende a derme e a epiderme: a derme é a camada externa da pele, composta por colágeno, elastina, proteínas e outros que dão sustentação à epiderme. Esta, por sua vez, é a camada mais profunda da pele, composta por queratina, melanócitos e células imunitárias.

Por ser o maior órgão do organismo e o responsável pela sua proteção, a pele requer muitos cuidados. Quando não cuidada, ela pode apresentar vários problemas, como:

Ressecamento: provocado pela falta de alimentação natural, que proporciona hidratação à pele, e ainda a não utilização de hidratantes de origem cosmética ou farmacêutica.

Queimadura: provocada pela exposição exagerada ao sol ou ainda por acidentes com substâncias quentes, entre outras.

Alterações de coloração: provocada por bronzeamento ou por aparecimento de manchas brancas, ásperas e arredondadas que descamam irregularmente.

Por ser o maior órgão, a pele deve ser bem cuidada para que proteja bem o organismo contra agentes externos. A utilização de hidratantes, bem como a ingestão de alimentos benéficos à pele, auxilia na manutenção da elasticidade e maciez. Os protetores e bloqueadores solar devem ser utilizados diariamente mesmo em dias de pouco sol, já que a claridade e algumas classes de lâmpadas irradiam sobre a pele podendo provocar o envelhecimento precoce da mesma. É importante que a pele seja protegida contra os raios nocivos do sol (UVA e UVB) para prevenir o câncer de pele e queimaduras.

Se existe o desejo de bronzeamento, sugere-se que protetores contra os raios ultravioletas sejam usados, pois assim a produção da melanina será ativada sem prejudicar tanto a pele.

Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

O que é:

O peeling químico é um tipo de tratamento estético onde aplica-se uma fina camada de ácidos sob a pele a ser tratada, a fim de removê-la promovendo o crescimento de uma nova camada superficial de pele.

Para que serve o peeling químico

O peeling químico serve para eliminar cicatrizes e manchas de acne, cravos e espinhas, rugas, linhas de expressão, melhorar o aspecto da pele, remover todos os tipos de manchas da pele e promover o rejuvenescimento facial.

Como é feito o peeling químico

O peeling químico é feito colocando um ácido sobre a pele em forma líquida ou em forma de máscara. Pode-se utilizar vários tipos de ácidos, como por exemplo o ácido glicólico, ácido retinóico, ácido tricloroacético, ácido salicílico, ácido acético, lático, pirúvico e outros.

Resultados do peeling químico

Os resultados do peeling químico podem ser vistos à partir da segunda sessão de tratamento e é progressivo.

Após as sessões de tratamento a pele fica mais sensível, avermelhada e pode descamar e coçar. Neste caso é aconselhado o uso de um bom hidratante, com protetor solar, que deve ser usado diariamente e recolocado sempre que a pele coçar.

Depois do tratamento a pele fica mais fina e com menos rugas, devido a produção de uma nova camada de pele, de colágeno e elastina.

Os peelings químicos só devem ser feitos por médicos dermatologistas ou fisioterapeutas treinados neste tipo de técnica.

Tratamentos estéticos faciais promovem o bem estar e recuperação da pele, depois de identificada e analisada por um profissional habilitado, então, será definido todo o processo de tratamento, como, limpeza de pele, rejuvenescimento, anti-acnes, manchas e vários outros benefícios que sua pele merece.

Tratamentos estéticos faciais promovem o bem estar e recuperação da pele.

Quem sofre com machas de claros e espinhas e outras manchas no rosto podem fazer sessões de peeling para acabar de vez com o problema. O tratamento pode ser realizado tanto na tradicional química ou através do sistema a laser, ambos os tratamentos trazem um resultado bem similar.

:

Câncer de pele

Twitter

Agende sua Consulta

Seu Nome
E-mail
Telefone
Mensagem